quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Campanha "Não me deixe só"


Hoje em dia o abandono e maus tratos aos animais tem se tornado frequente, por estes fatos é que a existência de entidades como o clube dos vira-latas são imprescindíveis para a conscientização e ajuda aos animais indefesos da crueldade dos homens.

A SOLUÇÃO ESTÁ EM PROMOVERMOS A ADOÇÃO, CASTRAÇÃO E A POSSE RESPONSÁVEL!!!

ADOÇÃO E POSSE RESPONSAVÉL DE ANIMAIS

A escolha consciente é o primeiro passo para a posse responsável. Filhotes são encantadores, mas decisão de levar um cãozinho ou gatinho para casa exige uma maior reflexão, por isso não é aconselhável comprar ou adotar nenhum animal por impulso. Deve se lembrar que ele irá crescer, e que a partir do momento que você o leva pra casa está se responsabilizando por uma vida e depende de você zelar por ela. Levando em consideração que este compromisso pode durar em média de 12 a 15 anos, não se esquecendo dos gastos com alimentação, consultas periódicas ao veterinário e até mesmo o espaço necessário para o desenvolvimento do seu animal. Esses quesitos são primordiais para que você adquira seu animal com responsabilidade evitando que futuramente, se arrependa e abandone-o. Outro ponto importante é que os animais não filhotes para sempre eles também envelhecem. E é na fase final de suas vidas que eles mais precisam da atenção e da dedicação de seus donos.

POR QUE ADOTAR UM ANIMAL ABANDONADO?

Para cada filhote que você compra, um animal é executado na carrocinha, morre em um abrigo ou é atropelado.
Cerca de 200 animais são entregues diariamente aos CCZ pelos próprios donos ou apreendidos pela carrocinha.
30% dos animais abandonados em São Paulo são animais de raça que os próprios donos abandonam.
Além disso, se você compra um animal ao invés de adotar, você tira a chance de um cachorro ou gato de rua ganhar um lar. Você está estimulando o comércio indiscriminado de vidas. Animais não são objetos.

POR QUE UM VIRA - LATA?

Apesar de serem na maioria das vezes desprezados por não possuírem a beleza e a nobreza de um com“pedigree” (certidão de pureza de raça) e não possuírem valor comercial, os vira-latas são ótimos cães para quem está à procura de um bichinho de estimação. A mistura de raças favorece o fortalecimento desses animais, ao contrário daqueles de raça, que muitas vezes carregam hereditariamente algumas características que os tornam sensíveis a determinados fatores ambientais ou genéticos. São também muito alegres, inteligentes, afetuosos e sociáveis.

CASTRAÇÃO

A castração é um assunto muito polemico e bastante criticado. Muitos donos acreditam que ao castrarem seus animais estarão cometendo um ato cruel com seu bichinho. No entanto, a castração é um ato de responsabilidade. Só assim poderá diminuir o número de animais abandonados e sacrificados, evitando-se crias indesejadas, pois a principal causa do abandono é o descontrole populacional. A castração é relativamente segura, quando feita por um bom veterinário. Os animais se recuperam em aproximadamente uma semana, o desconforto é mínimo, diminuindo o risco de doenças e tornando seu animalzinho mais comportado.

BENEFÍCIOS DA CASTRAÇÃO:

- Reduz riscos de problemas de saúde, como o desenvolvimento de tumores mamários e infecções nos órgãos reprodutivos;
- Diminui ou extingui comportamentos indesejáveis;
- Evita o aparecimento de novas ninhadas;
- Diminui a necessidade de marcar território;
- Animais castrados são mais calmos e comportados.

Atenção:
Praticar maus-tratos contra animais é crime previsto no art. 3º do DecretoFederal 24.645/34 (
Decreto Lei Nº 24.645, de 10 de julho de 1934).
DENUNCIEM!!!

Nenhum comentário: