quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Sensibilidade japonesa

Os casais japoneses não andam abraçados ou de mãos dadas, muitas vezes o homem anda na frente, deixando a mulher para trás. Beijar em público então, nem pensar! Se você ver algum casal se beijando no Japão, com certeza é um casal de estrangeiros, pois os japoneses acham isso um absurdo.

Os pais também não são muito carinhosos com os filhos, muitos preferem ter um animal de estimação. O governo até faz campanhas para incentivar os japoneses a terem filhos. As crianças vão para as escolas sozinhas, a direção dessas escolas proíbem os pais de levá-las, pois acreditam que assim elas irão criar responsabilidade. Você vê criancinhas de 5, 6 anos andando sozinhas, pegando metrô e atravessando as ruas. Elas levantam a mão e não importa o local, os carros param imediatamente para elas atravessarem.

Os japoneses são bem reservados, não são como os brasileiros que gostam de fazer amizades. No metrô fica um silêncio, ninguém conversa, ficam todos entretidos com celulares, lendo um livro ou dormindo.

Você se imagina num país assim?

Nenhum comentário: