sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Estratégias de Relações Públicas

Estratégia de Relações Públicas para o Clube dos Vira Latas:


Nossa primeira intenção é divulgar o trabalho da ONG e para isso tentaremos o contato com gráficas para conseguir a impressão dos panfletos explicativos com o objetivos de conscientizar a população sobre o problema do animais na rua, maus tratos e principalmente falando sobre a castração. Esse material será entregue em uma pequena feira de animais que pretendemos montar dentro da Universidade Metodista, na qual O Clube poderá apresentar os animaizinhos para doação e poder vender seus produtos com a finalidade de arrecadar fundos para a organização. Pretendemos também incluir nessa divulgação o projeto dos Padrinhos da ONG, onde tentaremos mobilizar a pessoas a virarem colaboradores do Clube dos Vira Latas.
Para que essa divulgação ocorra com sucesso, pretendemos montar um painel dando todas as informações necessárias para os interessados em conhecer a instituição, em ajudar e participar da feira de animais. Lembrando que todas essas estratégias só poderão ser executadas caso a Universidade autorize todas medidas como o painel, a feira e a divulgação.

Nós, da agência, ficamos muito envolvidos com a história da ONG, então fora do plano de estratégias pretendemos continuar ajudando.

Como o carro da administradora Cida Lellis está em uma situação calamitosa, para ajudar iremos mandar uma carta ou e-mail para a produção do Programa Caldeirão do Huck, no quadro “Lata Velha”, onde eles reformam e arrumam carros. Iremos também fazer contatos com empresas e distribuidoras de marcas de ração para cachorro e gatos para uma possível ajuda ou doação.


Tentaremos de todas as formas conseguir tudo que está no nosso plano e até ir um pouco além.




quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Estética japonesa


As japonesas são muito vaidosas, vivem maquiadas, com muita base e pó. Há perfumarias onde se pode experimentar várias produtos de beleza de marcas famosas sem pagar nada.

Apesar de ter o cabelo liso, as japonesas fazem alisamento que dura cerca de um ano, logo que se faz é necessário ficar três dias sem lavar e não pode nem mesmo prendê-lo, pois ficará marcado.
Muitas fazem maquiagem definitiva, inclusive na sobrancelha, elas chegam a raspar e usar apenas a maquiagem. Aliás, elas odeiam pêlos, depilam pernas, braços, dedos e não é só as mulheres não, muitos homens também.


Sem falar nas plásticas, cresce cada vez mais o número de japoneses que fazem plástica para aumentar os olhos.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Clientes, cada um com seu estilo?



As pessoas são diferentes, ninguém é igual a ninguém, mas tem certos cidadãos que eu acho que combinam como vão falar com as atendentes e isso forma um estereótipo muito engraçado.
Existe o cliente “coitado” ele sempre diz: “Ai minha filha, olha minha situação, a gente paga e na hora que precisa fazem isso com a gente, vocês acham que só porque a gente é pobre pode tratar a gente deste jeito!”. Além deste também existe o consumidor que sofre de amnésia nervosa, é só a situação ficar um pouco desfavorável, que ele estufa o peito, aumenta a voz e diz em alto e bom som “Você sabe com quem está falando menina?”. Ai eu penso: “Se o senhor não sabe, como é que eu vou saber?”.
Não posso esquecer do clássico: “Esse país é uma vergonha ninguém respeita ninguém, só sabem enganar o povo, na hora de vender prometem tudo e mais um pouco e na hora de cumprir vem com essa história de senhor compreenda isso senhor compreenda aquilo”.
O bomba relógio, esse tipo também é muito famoso, ele começa a ligação te tratando como a melhor amiga dele, quase te chama para um churrasco no quintal de casa. No entanto quando o que é dito não favorece seus interesses ele simplesmente dispara a berrar na linha, alguns chegam a te ameaçar e até mesmo xingar a quarta geração da sua família.
Um dia desses atendi um cliente bomba, no início até a minha voz ele elogiou. Mas conforme fomos conversando descobri que ele tinha sido o causador no problema e estava tentando “passar a perna em mim”, para que eu quebrasse as regras da empresa.
Obviamente ao perceber a intenção do indivíduo informei que a posição da empresa seria contraria ao que ele desejava e quando ele reclamou e eu permaneci firme ele começou a insultar a empresa, até então eu tentava amenizar a situação e colocar panos quentes para preservar o nome da empresa, mas de nada adiantava. De repente ele começa a me xingar eu primeiro avisei que pedi para que mantivesse o nível e o respeito, ele não quis nem saber e continuou a desenrolar um rosário de palavrões, portanto avisei que se ele não parasse iria encerrar a ligação, foi a mesma coisa que falar com um surdo. Aí com a maior calma e educação do mundo simplesmente disse: “Por falta de compostura do senhor estou encerrando a ligação”.
Moral da história: Por mais nervoso que você esteja, por mais difícil que seja manter a calma quando alguém te nega um direito, que você acha que tem. Nunca, jamais em hipótese alguma xingue a atendente, pois ela pode desligar na sua cara.

A importância da escrita na comunicação


Escrever bem é uma necessidade de todo o profissional do mercado de trabalho atual, seja para elaborar uma ordem de serviço, um planejamento, um relatório ou até mesmo um simples e-mail. Já para os profissionais da comunicação, principalmente na área de Relações Públicas, a boa escrita deixa de ser apenas necessária e passa a ser fundamental.
Desde pequenos ouvimos dizer que para escrever corretamente temos que ler muito, bem esta idéia não está completamente errada, afinal a leitura aumenta nosso vocabulário, e nos oferece um leque enorme de conhecimentos, o que nos ajuda e muito na elaboração de um texto.
No entanto, a boa escrita requer prática, podemos usar como exemplo clássico: andar de bicicleta. Você só aprende a andar de bicicleta andando, também caindo às vezes. O aprendizado da escrita assim como o da bicicleta é prático, aprende-se a escrever escrevendo, bem ou mal, mas escrevendo sempre e é está prática que leva à perfeição.
Ao escrever é importante pensarmos em algumas questões indispensáveis como: o quê? como?, quando?, quem? e por quê?, que devem ser respondidas na conjuntura da redação. Não podemos esquecer também do público-alvo da mensagem, de forma que é necessário identificá-los, para que possamos utilizar a maneira correta, mais clara e objetiva possível, para se comunicar com o determinado público.
Um bom modo de conferir a fluência do seu texto é lê-lo em voz alta, caso a leitura não flua, tente reescrever os pontos que não ficaram claros. Além disso, como as regras gramaticais são muitas e é praticamente impossível lembrar-se de todas, ter um bom livro de gramática e um dicionário ao lado é de grande ajuda. Pedir a outra pessoa que leia seu texto e relate o que compreendeu, também pode ser muito eficaz, afinal quando escrevemos temos a intenção de transmitir alguma mensagem à alguém, então nada melhor do que saber a opinião do leitor.
O relações-públicas trabalha a arte da persuasão e da argumentação. Por esse motivo, precisa comunicar-se muito bem. Uma comunicação falha pode gerar desentendimentos desnecessários, por isso, um bom vocabulário e uma ótima redação podem ser fundamentais para a colocação do profissional desta área no mercado de trabalho.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Identificando trabalho de Relações Públicas.

O jornal Estadão noticiou em seu site no dia 16/09 o prêmio Emmy, que se trata do prêmio à televisão dos Estados Unidos, esse prêmio é dividido em três categorias; a Academia de Artes & Ciências Televisivas que premia programas do horário nobre, a Academia Nacional de Arte & Ciências Televisivas que premia programas de notícias e documentarios e a Academia Internacional de arte & Ciências televisivas que premia programas estrangeiros, a entrega desse prêmio aconteceu dia 16/09 em Los Angeles. A diferença desse ano foi a organização do evento, intitulado “Verde com o Emmy”, que trouxe novidades ecologicamente corretas.Na busca do público que protege o meio ambiente, o evento teve algumas estratégias tais como, holofótes que costumam iluminar as celebridades trocados por uma tenda com painéis solares, a iluminação do auditório foi feita por fontes renováveis, solar, eólica e hidroelétrica, lâmpadas de baixo consumo iluminaram a sala de imprensa, carros hídrios ou elétricos tomaram o lugar das elegantes limusines afim de poluir menos o meio ambiente, o tapete vermelho foi feito por garrafas pets e por fim a recepção para os indicados e convidados foi servido comida orgânica.Mas do que nunca identificamos estratégias adotadas por profissionais de Relações Públicas para a tentativa de aceitação de todos os públicos, até mesmo eventos que duram apenas um dia se preocupam com a opinão geral.O campo cresce a cada dia, e conseguimos identificar comportamentos de muitas empresas que não buscam somente o lucro, o marketing comercial, mas a responsabilidade social e o interesse em ter uma marca sólida com uma imagem irrefutável.

Diário de Viagem - Santiago Del Chile (Parte I)


Santiago do Chile

Capital do Chile e pólo econômico, a cidade é cercada pela Cordilheira dos Andes.
Muito simples e tranqüilo andar por lá devido a facilidade de utilizar o metrô, que abrange os principais bairros da cidade, mas infelizmente fecha muito cedo, então uma boa opção para andar a noite são os táxis que por sinal são muito baratos (perto dos brasileiros), seguros e rende boas conversas.
Sem esquecer de falar da simpatia do povo com os estrangeiros.

Para visitar:

o Cerro Santa Lucía, localizado próximo a estação Universidad Católica , com 70 m de altura, onde há uma paisagem inigualável e pode – se ver boa parte da cidade com a Cordilheira ao fundo.

o O Cerro São Cristóvão faz parte do parque Metropolitano de Santiago, sendo o segundo ponto mais alto da cidade, tendo aos seus pés o bairro Bella Vista. Para subir use um bondinho (chamado de funicular) ou um teleférico. No topo do cerro está a estátua da Virgem Maria e também há uma bela paisagem, principalmente no pôr - do - sol.
o El Palacio de La Moneda, próximo a estação Moneda do metrô é a sede do governo chileno e foi construído em 1805. Vale a pena ver a linda arquitetura do local.

o Não esqueça de ir aos centros artesanais, um deles está localizado em frente ao Cerro Santa Lucía, com artesanatos tanto chilenos como de outros países da América Latina.
OBS: Artesanatos peruanos são muito caros por serem importados, no próprio Peru as coisas são muito mais baratas e os preços negociáveis.

Para sair, comer e comprar:
o A noite chilena é bem eclética nos bairros de Vitacura , Bella Vista e Providencia, onde há os melhores barzinhos e baladas, com preços e públicos variados.
o No Chile todos os restaurantes tem o Bife a lo pobre, ou seja, um prato semelhante a um PF brasileiro, com carne, arroz, ovos e batata frita. Esse prato tem um preço bem legal e dar para dividir.
o Não deixe de experimentar os Chupes e as Empanadas.
o O Mc Donalds tem preços bem acessíveis, porém não há tanta diversidade quanto aqui no Brasil.
o As carnes apesar de terem nomes estranhos são muito saborosas e bem semelhante as famosas carnes Argentinas.
o Os preços de grandes marcas de roupas não são tão baratos quanto muitos imaginam, a Diesel, por exemplo, tem preços bem semelhantes aos daqui. Já os isqueiros Zippo tem preços muito melhores, para quem gosta vale a pena comprar.
o As lojas Paris são semelhantes as lojas de departamento C&A e Renner, mas com promoções inacreditáveis e com roupas muito legais.

Dicas:
Nos primeiros dias de viagem os câmbios são muito confusos. Leve sua calculadora.
1 dólar = 570 pesos chilenos
Onde Ficar?
Hotel Conde de Ansúrez, localizado em um bairro universitário e próximo ao metrô Republica. Apesar de ser 3 estrelas tem um ótimo atendimento de toda a equipe, desde os recepcionistas até o garçom. Grupos grandes tem um bom desconto, basta entrar em contato por email.
Site: http://www.ansurez.cl

O que comer?
Restaurante Cara de Pau – decoração inteira de madeira, com máscaras divertidas presas na parede. Ótimas carnes, com pratos divisíveis.

Próximo Post: Litoral Chileno :Vinã del Mar e Valparaíso

Primeira Visita.

Apesar da falta de atenção da parte da outra Instituição, acabamos conhecendo outra ONG do mesmo segmento.
Nosso trabalho agora será feito junto com o Clube dos Vira Latas, situado em Ribeirão Pires. Essa Instituição hoje possui em torno de 300 animais, entre eles cachorros, gatos, coelho, pomba e até um cavalo já passou por lá! A instituição administrada por Dona Cida Lellis, é uma ONG regularizada com caráter zoófilo, ecológico, educacional, assitencial e fiscalizador.
O Clube, logo na entrada passa a idéia de ser abandonado, por estar velho e um pouco sujo, mas ao conversar com D. Cida e conhecer melhor seu trabalho, dá para perceber que o lugar tem essa aparência por ter outras prioridades para um orçamento um tanto quanto curto.
Durante a primeira visita ficou explícito o grande envolvimento de D. Cida e de seus voluntários com a causa animal.
Desde 2001, a instituição castra animais carentes e abandonados, faz campanhas de conscientização da população e encontra lares adequados para animais abandonados.


Ao longo do semestre iremos acompanhar e divulgar todos os projetos e campanhas feitas pelo Clube dos Vira - Latas.


Para conhecer melhor a instituição:


Pelo site:



Página no Orkut:




domingo, 16 de setembro de 2007

Radio 80

A diversidade musical dos anos 80 é algo marcante, muitas bandas e grupos da época fizeram história e são influências até hoje.
As crianças não tinham do que se queixar grupos como Balão Mágico e Trem da Alegria surgiram nesta época e eram presença garantida em todas as festas infantis, já para os pré-adolescentes existiam os grupos Dominó, Polegar e sem falar os Menudos considerado um fenômeno entre as garotas.
Não só de grupos voltados para os pequenos o Brasil vivia naqueles anos, o rock brasileiro decolava nesse meio tempo com os surgimentos das bandas como Legião Urbana que vinha de uma influência punk-rock, Paralamas do Sucesso em que suas musicas tratavam-se de temas típicos dos adolescentes, Barão Vermelho que iniciou em parceria de Frejat e Cazuza que após o quarto LP decidiu seguir carreira solo, Ultraje a Rigor que se firmou no nacionalmente após a musica “Nós vamos invadir sua praia” entre outros que conquistaram espaço nas rádios e programas de auditórios mudando por completo a musicalidade existente daquela época.

Satisfeito com a beleza natural? Ou a procura da beleza virtual?



Satisfeito com sua beleza natural?
Ou à procura de uma beleza virtual?
Sim! hoje em dia as mulheres estão cada vez mais em busca da perfeição! querem a cada dia mais parecer com os rostos e corpos mostrados na televisão e nas capas de revista.
A beleza no mundo contemporâneo, é sinônimo de obsessão pela magreza e juventude, cada vez mais alimentada pela mídia e pela publicidade.
As mulheres ao se depararem com os corpos perfeitos e os rostos impecáveis da mídia, sentem necessidade em ficar linda também, e com isso vão atrás de cirurgias e métodos para alcançar a tão sonhada beleza virtual. Mas será que aquelas mulheres maravilhosas da mídia são tão maravilhosas assim? Ou será que o photoshop contribui com elas?
Chegou a hora de aproveitar o que há de mais bonito em você! de ser linda ao Natural!