quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Moda, faça você a sua!



Padrão de Beleza? Moda?...isso te assusta?
Para muitas pessoas falar sobre beleza é abominável, assustador, mas o porquê de tanto medo? Simples! A sociedade exige um certo padrão e as pessoas que não se encaixam a ele sofrem certas conseqüências, como por exemplo, ser chamado de gordo mesmo estando três ou quatro míseros quilos acima de seu peso, ser olhado de canto pelas outras pessoas por estar usando uma roupa diferente do que se julga normal...entre outras inúmeras coisas que vemos por ai, mas que por enquanto não vem ao caso.
Mas afinal, o que está na moda? modelos raquíticas e doentes? Anorexia? Bulimia?Isto é o que muitas pessoas acreditam, porém, não é o certo!...
O que é certo é se sentir bem, bonita com você mesma...Olhar no espelho e mesmo não estando no seu melhor dia, falar ..Nossa!..como eu acordei Linda hoje!
Acredite mais em você!..Faça a sua Moda!!..

CONTINUA...

Revivendo os velhos tempos

Pode soar estranho este título porém é o que esta acontecendo com as pessoas que nasceram em meados dos anos 80, é só você tentar lembrar se comprava “bolets” porque um pirulito normal não tinha graça para ser gostoso tinha que virar chiclete, usava ki-chute, quebrava a cabeça com o cubo mágico enquanto comia “bala Juquinha” e passava os sábados a noite assistindo Viva Noite apreendendo a “dança do passarinho” realmente você é um filho legítimo dos anos 80.
Hoje em dia não só a moda segue influencia desta época, brinquedos que fizeram sucesso retornam para as novas gerações que sua única diversão é passar horas em frente ao computador e tornam-se algo diferente sendo uma nova forma de se divertir.
Para essas pessoas que sentem saudades deste tempo oportunidades não faltam para recordar.Lugares destinados a música e estilo dos anos 80 é encontrado com facilidade, umas delas bastante conhecida é a “Trash 80” uma casa destinada o público que vivenciou todos os estilos da época ou para quem desejar conhecer algo novo uma balada com estilo festa de amigos. De alguns anos pra cá várias bandas surgiram seguindo esta influência fazendo um “flasback” das músicas homenageando os bons e os piores cantores da época umas delas é a Banda Viva Noite que em seus shows além das fantasias de ilustres personagens da época utilizam temas com base em programas da época tais como “sessão da tarde” e “Domingo no Parque”, prenseteiam o seu público com disco de vinil ou doces da época como o delicioso “diplink”.
Uma opção diferente para quem não nasceu nesta época e uma oportunidade de relembrar os bons e maus momentos dos anos 80.

Dificuldades futuras.

Passando a frente da televisão me deparei com a notícia que a empresa Matell, fabricante de brinquedos, fez o seu terceiro recall (recolha) por ter brinquedos no mercado que podem prejudicar a saúde das crianças. O primeiro recall foi em função de pequenos ímãs que compunham alguns brinquedos que se descolavam e a ingestão de dois desses ímãs poderia levar a criança à morte, esse último caso se deu por conter excesso de chumbo na pintura dos brinquedos, substância prejudicial à saúde da criança.
Estudando Relações Públicas estou aprendendo que a responsabilidade de uma empresa ir até a mídia alertar um problema, fazer um recall e se desculpar publicamente por um erro é de extrema importância para que sua imagem não seja afetada, mas assistindo a reportagem de ontem relembrei a primeira notícia sobre recall da empresa Matell e a forma com que a notícia foi veiculada pelo programa semanal Fantástico, que não mostrou o lado preocupado da empresa em reconhecer um erro e estar disposta a ressarcir seus clientes, mas sim como uma marca não confiável para a compra de brinquedos.
É claro que já é o terceiro recall da Matell e concordo que a mídia deve atuar no importante papel de alertar o público telespectador, mas quero chamar a atenção ao primeiro recall; frases como "brinquedos que podem prejudicar a saúde de seu filho" eram anunciadas ao final de todos os blocos do programa até que por fim foi apresentado o assunto na íntegra, será que o sensacionalismo na busca da audiência levou em consideração o fato da empresa ter aberto o problema para a sociedade e estar tentando resolver da melhor forma?
Como um profissional de Relações Públicas dribla a mídia sensacionalista para que a mensagem chegue ao público de forma clara e responsável?
São questões que ainda não consigo responder, mas que dão uma absoluta certeza, levar a mensagem ao público de forma clara e sem viés é o maior desafio da profissão Relações Públicas
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As histórias de uma atendente





Trabalhar com o público é algo muito “interessante”, as vezes “estressante”, mas sem dúvida nenhuma bastante “intrigante”! Quando trabalhamos ouvindo suas reclamações então, você deixa de ser uma atendente de telemarketing e acaba virando psicóloga em alguns casos.
Como agir quando você liga para um cliente e diz: “Olá Sr. João seu dvd está pronto, o senhor já pode retirá-lo da assistência técnica” e ele vira para você e diz “Moça você pode me ligar depois? Porque eu estou no hospital para liberar o corpo do meu filho que acabou de morrer". O que fazer em uma situação como essa?
Ou então você liga para uma pessoa utilizando um tom super sério e formal e pergunta: “Com quem eu falo?" E a pessoa responde com a maior naturalidade “Senhor Careca!”.
Lidar com as pessoas é algo que desafia até os mais controlados e como esse não o caso histórias muito interessantes acabam surgindo no meio do caminho. Momentos em que você pensa “meu deus como é que eu agüento tudo isso?” e em outros momentos você cruza com pessoas tão maravilhosas, que só o fato e ouvir sua voz já traz alegria para vida dela e consequentemente este ser que nunca te viu, não sabe quem são seus pais, onde você mora, o que você estuda etc., te trata de uma maneira tão doce, as vezes te trata melhor do que aqueles com quem você convive todos os dias.
É tão bom ouvir um muito obrigado e machuca tanto escutar “Você sabe com quem você esta falando?” As pessoas são carentes e por isso acabam trazendo problemas pessoais nos momentos mais inesperados. Elas te surpreendem, te irritam e até te emocionam. Elas são fontes de conhecimento que estão dispostas a dizer qualquer coisa, basta saber perguntar no momento certo e principalmente ouvir.
Acredito que nesses poucos meses trabalhando com o público aprendi e ouvi muitas histórias divertidas e pretendo neste espaço compartilhar um pouco destes momentos tão especiais com todos os outros. Afinal como todo mundo também sou carente e preciso compartilhar com alguém meus sentimentos.

Diário de Viagem

De Acordo com o Dicionário Houaiss da língua portuguesa

Descansar significa “proporcionar ou obter tranqüilidade; livrar(-se) de apreensão, receio, preocupações; acalmar(-se), serenar(-se)”.
Férias refere – se a “período de descanso a que têm direito empregados, servidores públicos, estudantes etc., depois de passado um ano ou um semestre de trabalho ou de atividades”.
Viajar quer dizer “passar por”, ao longo de (lugar ou lugares) viajando; percorrer, visitar.

Misturando esses três elementos, com um grupo de amigos, um destino interessante e claro não esquecendo de boas músicas, pode – se ter uma das melhores experiências de sua vida.

E foi seguindo essa diretriz que acabei conhecendo lugares fantásticos e muito interessantes.

Diário de uma viagem

Nessas férias decidi conhecer o que os nossos “hermanos” latinos tinham para mostrar. Cada país visitado um momento, uma cultura nova e paisagens variando de neve a praia.
Meu objetivo é mostrar que cada pedacinho da viagem acrescentou experiências e culturas assim, voltei de lá com novos conceitos e valores, muitas fotos, com dicas para futuros viajantes.

Próxima parada: Santiago del Chile.



Continua....

Primeiro Congresso de um RP Jr.


Intercom 2007, de 29 de agosto a 2 de setembro, XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, neste ano sediado em Santos, litoral de São Paulo.
Eu, aluna do segundo semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, para iniciar meus conhecimentos, decido participar do Intercom.
Em meio à vasta programação, com vários eventos interessantes que ocorrem simultaneamente, está a dificuldade em escolher, no qual deles participar. Por fim optei por alguns temas de meu interesse como, por exemplo, a oficina que abordava a temática da Globalização, onde além de abordar temas atuais sobre o assunto, esteve também presente a questão do regionalismo que se deu devido à presença de pessoas de todo o país, do Rio Grande do Sul à Amazônia.
Entre as palestras, tive a oportunidade de assistir o XXX Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, que tinha em sua mesa de debate como comentarista, a figura ilustre da Doutora em Ciências da Comunicação Margarida Kunsch. Ela ressaltou a importância da pesquisa dentro da graduação, exaltando a excelência da pesquisa em três Universidades do país, estando entre elas a Universidade Metodista São Paulo (campus São Bernardo do Campo).
Estive presente também, em outras atividades, como núcleos de pesquisas e apresentações de trabalhos, onde cada um com sua importância acrescentaram um pouco mais na formação do meu conhecimento na área da comunicação.
Contudo, fazendo o balanço dos últimos dias em que estive no congresso posso certamente dizer que mesmo estando ainda engatinhando na área, é de grande importância participar de eventos como este, onde as inovações e os assuntos da comunicação são debatidos com fortes argumentos de bases sólidas, que irão contribuir na minha futura formação e vida profissional.

Harajuku Fashion


Morei por sete anos no Japão e vou contar aqui um pouco da cultura deles, tudo o que eu vi de interessante e diferente.

Qual seria a sua reação diante de uma menina morena jambo, cabelo loiro, usando batom branco, sombra branca e um sapato com salto de 30 centímetros? Acharia estranho, pensaria que ela é louca, um travesti?

Pois isto no Japão é normal. Sim, o estilo deles em relação à moda é bem diferente daqui. Lá você pode sair de pijama na rua, usar listras com bolinhas, oncinha com xadrez, eles usam de tudo, roupas bem coloridas, misturam estampas, não ligam se está combinando ou não, pintam o cabelo de cinza, verde, rosa, além de outras cores.

É no bairro chamado Harajuku onde os jovens se reunem com os mais variados tipo de roupa. Lá você encontra meninas vestidas de bonecas, enfermeiras ensangüentadas, casais usando a mesma roupa, mortes, todo tipo que você imaginar.