quinta-feira, 6 de setembro de 2007

As histórias de uma atendente





Trabalhar com o público é algo muito “interessante”, as vezes “estressante”, mas sem dúvida nenhuma bastante “intrigante”! Quando trabalhamos ouvindo suas reclamações então, você deixa de ser uma atendente de telemarketing e acaba virando psicóloga em alguns casos.
Como agir quando você liga para um cliente e diz: “Olá Sr. João seu dvd está pronto, o senhor já pode retirá-lo da assistência técnica” e ele vira para você e diz “Moça você pode me ligar depois? Porque eu estou no hospital para liberar o corpo do meu filho que acabou de morrer". O que fazer em uma situação como essa?
Ou então você liga para uma pessoa utilizando um tom super sério e formal e pergunta: “Com quem eu falo?" E a pessoa responde com a maior naturalidade “Senhor Careca!”.
Lidar com as pessoas é algo que desafia até os mais controlados e como esse não o caso histórias muito interessantes acabam surgindo no meio do caminho. Momentos em que você pensa “meu deus como é que eu agüento tudo isso?” e em outros momentos você cruza com pessoas tão maravilhosas, que só o fato e ouvir sua voz já traz alegria para vida dela e consequentemente este ser que nunca te viu, não sabe quem são seus pais, onde você mora, o que você estuda etc., te trata de uma maneira tão doce, as vezes te trata melhor do que aqueles com quem você convive todos os dias.
É tão bom ouvir um muito obrigado e machuca tanto escutar “Você sabe com quem você esta falando?” As pessoas são carentes e por isso acabam trazendo problemas pessoais nos momentos mais inesperados. Elas te surpreendem, te irritam e até te emocionam. Elas são fontes de conhecimento que estão dispostas a dizer qualquer coisa, basta saber perguntar no momento certo e principalmente ouvir.
Acredito que nesses poucos meses trabalhando com o público aprendi e ouvi muitas histórias divertidas e pretendo neste espaço compartilhar um pouco destes momentos tão especiais com todos os outros. Afinal como todo mundo também sou carente e preciso compartilhar com alguém meus sentimentos.

Nenhum comentário: