sábado, 6 de outubro de 2007

Você tem noção da importância da profissão Relações Públicas?

Foi publicado no G1, portal de notícias da Globo, dia 14/09/2007, que os pais de Madaleine querem um assessor de relações públicas.
O caso da garotinha Madaleine Mc Cann de 4 anos que desapareceu em maio deste ano em Portugal, quando dormia com seus irmãos gêmios em um quarto de hotel, enquanto seus pais Kate e Gerry Mc Cann estavam jantando em um restaurante próximo, esta gerando cada vez mais polêmica.
A falta de pistas sobre o paradeiro de Madaleine fez com que seus pais promovessem uma campanha de relações públicas com ajuda de jornalistas. Essa campanha sensibilizou celebridades, jogadores, políticos de vários países e inclusive o Papa que cedeu uma audiência ao casal.
A grande reviravolta do caso se deu quando a polícia portuguesa declarou que o casal pode ser suspeito do desaparecimento da pequena Madaleine. Para enfrentar essa nova etapa das investigações, Kate e Garry Mc Cann além de contratarem vários advogados estão conversando com Phil Hall que comanda uma grande empresa de relações públicas. Essa possível contratação tem como objetivo manter o interesse da opinião pública mundial no desaparecimento de Madaleine, utilizar a assessoria junto à imprensa e dar continuidade na campanha que já arrecadou cerca de R$ 3,85 milhões do público para ajudar nas buscas.
Tal desconfiança sobre os pais de Madaleine se deu por alguns indícios como um diário que Kate escrevia, onde se queixava que seus filhos eram super ativos e a esgotava.
Os jornais sensacionalistas especulam sobre o caso e tem deixado a opinião pública dividida. Perante toda essa situação nota-se a importância de um profissional de relações públicas e a força que compete a essa profissão. A utilização de estratégias e planejamentos de RP não pertence somente a empresas, esse exemplo mostra o leque de possibilidades que um profissional de relações públicas tem no mercado mundial, além da força persuasiva, que bem elaborada, pode mudar conceitos e opiniões.
Assessoria, planejamento, estratégia, execução e avaliação, são pontos base da profissão, mas cada vez mais observo a necessidade da responsabilidade e da verdade imparcial que o profissional deve ter, para que as Relações Públicas não seja usada de maneira irresponsável e inconseqüente.

Um comentário:

j.lip's disse...

Os McCann montaram um "circo" mediático. Mais tarde vieram-se queixar que os media não os largavam. E agora contratam uma equipa de RP's. Se se provar a culpa dos pais no desaparecimento da menina que se faz com o dinheiro que a população mundial lhes deu?!