terça-feira, 27 de novembro de 2007

Praticando a teoria.

Saiu dia 29/10/2007 no site da BBC Brasil.com a seguinte notícia, o Brasil quer lançar um portal trilingüe (inglês, espanhol e português) na internet, que vai divulgar informações econômicas e sociais sobre o país a nível internacional. Direcionado inicialmente para os Estados Unidos, Grã-Betanha e Bélgica o site quer melhorar a imagem do país, atraindo novos investidores e turistas.
Para isso o governo esta procurando uma empresa de Relações Públicas, para identificar áreas de cobertura negativa, divulgar a versão e os argumentos do Brasil, e fazer um trabalho de esclarecimento e convencimento tanto dos formadores de opinião na imprensa internacional, como das fontes que influenciam a cobertura sobre o país, como esclarece o subchefe executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Ottoni Fernandes.
Alguém já ouviu falar em todas essas medidas? Se você for um estudante de Relações Públicas, com certeza já. Quem sabe Cândido Teobaldo, Porto Simões, Fábio França, Margarida Kunsch, ou tantos outros responsáveis pelos conceitos e teorias que cercam a profissão?
O que eu quero dizer com isso é que a teoria é a base da prática, e muitas vezes não enxergamos isso no mundo acadêmico.
A importância do conceito fundamenta e legitima ações que vamos vir a tomar na carreira profissional, e quando reclamamos que temos muita teoria na universidade, devemos lembrar que a prática vai ser nada mais do que a execução do conceito. Afinal sem teoria não há prática, e na prática a teoria está latente nas atitudes.

Nenhum comentário: